sexta-feira, 9 de março de 2007

Multimídia

Antes de tudo precisamos saber o que é a tal multimídia.
Multimídia como o próprio nome já diz é a junção de “mult” que quer dizer muitos ou múltiplos e “mídia” (medium) cuja tradução quer dizer meio ou centro. Então multimídia é na verdade são múltiplos meios (quando usamos múltiplos meios para realizar determinada tarefa estamos, desta maneira, utilizando uma multimídia).
Temos vários tipos de mídia, como texto, imagem, gráficos, áudio, animação e vídeo.
Podemos dividir a mídia em mídias contínuas que são aquelas que podem ser transmitidas continuamente (ex.: áudio e vídeo) e mídias em bloco que são os textos e imagens.
Outro tipo de mídia é o hipertexto que é o texto em HTML (Hyper Text Markup Language) que é uma linguagem de programação criada para criarmos documentos para o uso na Word Wide Web (função da internet que junta em um único local informação de um hiperdocumento). Quando abrimos uma página de internet vemos um monte de imagens, texto e etc na verdade o que existe não são esses texto e imagens e sim um texto em html (hipertexto) que traduzido se transforma no que vemos. Também podemos dizer que o hipertexto é quando o leitor consegue interagir com quem o escreve e existem outras múltiplas definições para hipertextos.
Com a quantidade de conceitos existentes sobre o hipertexto e a necessidade de aumento e evolução da interação com o usuário foi criados a hipermídia que é a junção do hipertexto com sons, imagens, vídeos e etc. Gerando uma nova linguagem. A hipermídia não é somente um texto que se transforma em algo ela vai, além disso, são dados que estão disponíveis e através de conexões são geradas as informações e cada um gera e interpreta de maneira diferente daí vemos o sentido da mídia, pois temos várias maneiras de obtermos um resultado de um único texto.

Curiosidade:
Para termos uma idéia do que é multimídia, hoje em dia existem celulares que podem ser chamados de "celulares com kit multimídia" pois além de fazer ligações desenvolvem muitas outras funções, conforme uma matéria publicada no site http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/afp/2007/02/12/ult35u51750.jhtm
A matéria fala sobre um congresso mundial de telefonia móvel e que "gigantes do setor disputavam desde o primeiro dia as atenções dos participantes com aparelhos cada vez mais sofisticados: vídeos, música, internet e até computador no celular. Ou seja o objetivo do celular (que é fazer ligações) hoje se torna apenas uma das funções do celular e a essa "altura do campeonato" não podemos dizer que essa é a função mais importante do celular visto que o "celular com kit multimidia" pode ser usado para muitas outras coisas.