terça-feira, 17 de abril de 2007

Imersão, Avatar e Ciborgues

* Imersão
É um termo que surgiu recentemente e se refere ao modo em que às pessoas “mergulhão” nas plataformas criadas pelos computadores através de sons e imagens. De acordo com um artigo que li a respeito de imersão virtual, os jogos de computadores antes eram tidos como inocentes e usados como forma de diversão para as crianças e hoje a forma como eles permitem que seus jogadores “usem seus games como plataformas de imersão em mundos idealizados” têm causado muitas discussões. Como no próprio artigo diz outros tipos de mídia podem possibilitar ao seu usuário uma forma de imersão é nos jogos de computador que em que essa discussão está concentrada pelo fato de haver a interatividade com que está jogando. E mais, o que diferencia uma imersão que um game ou um filme, por exemplo, é que os games trazem o jogador para dentro dele e o próprio jogador é quem controla o jogo, e dependendo das inúmeras decisões que ele pode tomar o jogo pode acabar de maneiras diferentes, já um telespectador tem uma “postura passiva”, permite que ele entre na história mas ela não terá um final diferente do que o roteirista escreveu.
A pessoa que cria um jogo desses e dá ao jogador a possibilidade de interação é chamado de interator, e agenciamento (agency) é um termo usado pelos povos ingleses para descriminar a sensação que os jogadores terão com a imersão.
( http://www.universia.com.br/html/materia/materia_bhaa.html )

Imersão é algo recente que vem ganhando, a cada dia, mais força podemos dizer que é algo bom pois explora o avanço tecnológico e mas pode ser algo perigoso se usado de maneira errónea, como por exemplo, jogos que podem influenciar jovens ao ponto de eles terem coragem de sair por ai acredindo ou fazendo coisas até pior com pessoas inocentes.


* Avatar
De acordo com a Wikipédia avatar “um avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como Deus.” Isso quer dizer que avatar é a manifestação de um ser supremo que é um ser imortal em um corpo mortal.
Já no nosso ciberespaço avatar são as diversas personalidades que podemos adotar, como por exemplo quando criamos um perfil no fake no orkut, estamos criando um avatar, pois é uma personalidade virtual que adotamos diferente da nossa realidade. Os personagens que os jogadores de jogos virtuais adotam também são avatares pois também é uma personalidade que eles adotam no mundo virtual. E é exatamente o anonimato nesse mundo virtual que atrai as pessoas, o que, de certa forma, é ruim pois possibilita e impulciona pessoas a tomarem atitudes que certamente não tomariam se estivessem no anonimato, e de acordo com Turkle é isso que as possibilita criar varias personalidades ou seja se uma personalidade não está me agradando posso ser outro personagem ou posso ser um personagem bom e mal ao mesmo tempo.
Achei um artigo muito interessante sobre esse assunto que diz que as mulheres são as que mais recorrem a múltiplas personalidades na internet. Vale a pena dar uma olhada http://www.prometeu.com.br/noticia.asp?cod=319


* Ciborgues
“Cyborg, ciborgue, uma palavra composta de cibernética (cibernetics) e organismo, é um termo usado por Manfred Clynes, em 1960, para descrever a necessidade de a humanidade aperfeiçoar funções biológicas artificialmente para sobreviver no ambiente hostil do espaço.”
E existem duas definições para ciborgues, uma é que ciborgue é um uma pessoa que tem seu corpo “de carne e osso” auxiliado por algum dispositivo tecnológico, como uma válvula cardíaca por exemplo, e de acordo com a wikipedia “é uma máquina mais humanizada por possuir externamente ou internamente de tecidos humano”( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciborgue ). E o outro termo que foi usado posteriormente é que ciborgue é a dependência que os homens tem da tecnologia, como por exemplo quando um ser humano depende de um computador, por exemplo para realizar seu trabalho.