segunda-feira, 7 de maio de 2007

Google

(Imagem: Da garagem para a china!!! Foto da empresa google na china
http://knuttz.net/hosted_pages/Google-Offices-20070221)
Uma adolescente de apenas 12 anos com tanta infomação para dar. Esse é o famosso Google.
Nascido em 1995 o google se tornou, em tão pouco tempo, um inseparável amigo dos internautas. O Google é um site de busca que iniciou-se com a criação de um sistema chamado BackRub, criado por dois estudantes de ciências da computação chamados Sergey Brin e Larry Page, em 1998 (transferido para a garagem de amigas dos agora recém formados) o BackRub foi atualizado e foi então chamado de Google, este nome para lembrar o que um certo matemático chamado Milton Sirotta chama de googol que representa o numero 1 seguido de 100 zeros, nome escolhido para refletir a missão da empresa que é a de organizar a enorme quantidade de informações disponíveis na Internet. E têm conseguido.

Varios artigos que li a respeito do Google e inclusive o que me deu base para este texto (http://www.infowester.com/col241004.php ) falam que "o Google está para a Internet como a Coca-Cola está para as bebidas. Mesmo quem não gosta conhece a Coca-Cola, sabe que a bebida tem cor escura, sabe que a cor que a representa é a vermelha e reconhece de longe sua garrafa, mesmo quando vazia. Na Internet, mesmo quem não usa (será que alguém não usa?) conhece o Google, sabe que ele é um mecanismo de busca, sabe que basta digitar um termo para procurar assuntos relacionados e de longe conhece o logotipo do serviço.", ou seja, é praticamente impossível encontrar um internauta que não o conhece.

Existem vários outros sites de busca, mas o google se destaca por alguns motivos consideráveis. Por exemplo, atualizar suas base de dados diariamente e utilizam de um sistema chamado: PageRank que é o mecanismo usado para classificar os sites que aparecem na busca e funciona da seguinte forma: quanto mais links tiverem para aquela página melhor colocação a página terá. E ainda um recurso importante é o cache, o Google armazena as páginas de internet mesmo que elas fiquem fora do ar ou não exista mais e permite que seus conteudos sejam acessados e existem muitos outro recursos disponíveis que até eu mesma desconhecia.

O Google pode, por exempo, fazer contas matemáticas, conversões de unidades de medida, fazer buscas por sistema operacional, etc. (Para saber mais acesse: http://www.infowester.com/dicasgoogle.php). E além de desses recursos existem buscas diferenciadas como o Google Acadêmico que faz a pesquisa solicitada somente em arquivos academicos (para isso é só clicar na palavra mais abaixo do nome google no site).

Agora o google têm um novo recurso que permite que os usuários do google personalisem sua página do google como quizerem, este recurso é chamado de igoogle. "O Google oferece a capacidade de criar uma página personalizada do iGoogle que fornecerá acesso imediato a informações importantes no Google e na Web" (http://www.google.com/support/bin/answer.py?answer=20324&topic=9002).

Enfim o google é um ótimo recurso que temos e se soubermos usar se torna uma fonte de pesquisa muito consideravel e com conteúdo muito confiáveis em mãos.