domingo, 18 de março de 2007

O Universo das Redes Digitais


De acordo com William Gibson é essa a definição para Cyberespaço. Podemos dizer entao que ciberespaço é um espaço de comunicação aberto pela interconexão (a internet é um exemplo disso) mundial de computadores e memorias. Uma rede virtual. Mas o que é virtual?
O virtual é tão verdadeiro quanto o real, de acordo com a wikipedia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual) o virtual é oposto ao atual e não ao real pois "carrega uma potencia de ser", mas o atual já é alguma coisa. O virtual é um conceito.
De acordo com Pierre Lévy (escreveu o livro "O que é virtual") o virtual é como o complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objecto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução: a actualização." (LÉVY, 1996, p.16). O virtual é algo mutável a todo momento, já o atual já existe e nao podemos muda-lo apenas colher suas conceqüencias. Também é sugerido por Lévy que tudo é virtual pois a virtualização não é uma desrealização (a transformação de uma realidade num conjunto de possíveis) mas sim uma mudança de identidades, em vez de achar uma solução para o problema a entidade encontra uma nova identidade dentro do problema, ou seja, acha um novo ponto de vista deixar de realizar algo para realizar outra coisa, encontra assim uma maneira nova de realizar o mesmo.
Mas todas essas definções como o próprio Lévy diz são muito complexas, ainda temos muito o que definir e aprender sobre cyberespaço.
A única coisa que podemos dizer é que sem que percebemos o cyberespaço, a cada dia mais, tem tomado conta das nossas vidas e isso é bom pois com o cyberespaço temos maior facilidade de comunicação, consegmos, por exemplo, conversar com uma pessoa que está do outro lado do mundo pelo MSN com a maior facilidade, por outro lado podemos dizer que isso é ruim pois nossas casas estão "abertas" e vulneráveis a todo momento.