domingo, 22 de abril de 2007

RPG e Second Life




Para entender melhor o que seria RPG consultei vários sites com varias definições e a melhor que achei foi de um site chamado Rede RPG que tem a seguinte definição para RPG: é a sigla em inglês para roleplaying game, que pode ser traduzido como jogo de interpretação ou de representação de personagens. Ele foi criado em 1974, com o lançamento da primeira edição do mais famoso RPG do mundo, o Dungeons & Dragons, criado por Gary Gygax e Dave Arneson. E como diz no próprio site no jogo os jogadores assumem personalidades escolhidas por eles em cenários variados podendo ser esses personagens heróis de filmes ou histórias que conhecemos a diferença é que os jogadores, de acordo com as decisões que tomam no jogo, dão a ele um final diferente do que já é conhecido. No jogo também existe o Mestre que é a pessoa que conduz o jogo e conta a história de maneira que os jogadores fiquem imersos na realidade que ele está criando.
Neste mesmo site tem uma reportagem do jornal Folha de São Paulo que mostra um dos lados bons do RPG que ele é recomendado pela NASA por ser um jogo que estimula o trabalho em equipe. http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4395
Hoje existem vários jogos de rpg virtuais, são os chamados MMORPGs ou MMO, ou MMOG (Multi-user Massive On-line Role Playing Game). Nestes jogos que acontecem em tempo real os jogadores ficam imersos em realidades virtuais e podem agir como pessoas normais, trabalham, estudam e vivem como na vida real usando seus personagens (avatares). A diferença do MMORG é que os ambientes já estão prontos e isso facilita a imersão do jogador. Um MMORPG que se tornado uma febre ultimamente é o Second Life, é um jogo que chegou a pouco tempo no Brasil e que como diz no próprio site o second life é uma cidade virtual que tem tudo que uma vida normal de um cidadão teria e a pessoa vive como se estivesse vivendo no mundo real, ela trabalha ganha dinheiro por isso, compra lotes, casas, e etc. Para entrar no jogo é necessário ter 18 anos e ter um cartão de crédito internacional, pois cada pessoa tem o direito a 7 dias no jogo para testá-lo, mas depois é cobrada uma taxa de adesão para jogar e cada jogador ganha um lote e depois tem que se manter no jogo e construir sua própria vida.
O Second Life tem se tornado uma febre entre as pessoas justamente pelo fato, de como é dito no site do second life no Brasil, este jogo é uma segunda chance para que a pessoa comece sua vida e também uma chance de adquirir uma personalidade que sempre quis, mas nunca teve coragem ou até de fazer coisas que no mundo real não faz, uma coisa que é usada de maneira erroneamente no site é que eles dizem: Estamos lhe oferecendo a oportunidade de ter uma segunda chance. Nessa segunda vida, seja o que você sempre quis. O second life é um jogo virtual e muito diferente da realidade, mas com essa frase as pessoas podem pensar que os problemas da vida dela estão resolvidos quando elas entrarem no jogo e não é bem assim porque a vida real é muito diferente de um jogo. E a segunda frase que diz: “seja o que você sempre quis” também dando a pessoa à impressão em que neste mundo você pode ser o quiser, pessoas gostam desse jogo exatamente pela possibilidade de serem quem não podem ser na vida real e se der algo errado é só começar a jogar de novo, uma vida muito fácil em relação a ter que encarar a realidade e a conseqüência dos atos da vida real.
O site do second life do Brasil é http://www.secondlifebrasil.com.br/oquee/oquee.aspx

Nenhum comentário: