terça-feira, 29 de maio de 2007

Wikipédia!!

Como estamos estudando Wikipédia de uma maneira diferente segue um texto da própria enciclopédia para explicar melhor sobre a mesma e em seguida o texto que escrevi sobre Imersão Virtua que não havia, ainda, na wikipédia:

Wikipédia

Slogan: A enciclopédia livre


Pode ser pago: Não

Cadastro: Opcional gratuíta

Gênero: Wiki, Enciclopédia

Idiomas: Diversos

Desenvolvedor: Jimmy Wales, Larry Sanger

Proprietário: Wikimedia Foundation


É uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).
Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
A enciclopédia sem fins lucrativos, gerida e operada pela Wikimedia Foundation, que organiza 3,5 milhões de artigos e mais de 720 milhões de palavras em 205 idiomas e dialetos, contém mais de um milhão de artigos na versão em língua inglesa (dados de Fevereiro de 2006) e 261 266 artigos na versão em língua portuguesa. Juntando-se todas as versões, já se chega a cerca de 4.600.000 artigos. A maioria das entradas são artigos, mas o número total de entradas inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as idéias na versão anglófona, além de uma edição impressa.
Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade[2], e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia está entre os quinze websites mais visitados no mundo. A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou "forkiadas". Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua".
Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, tem criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria, e não com os fatos.


Imersão Virtual

by Carol


Imersão Virtual
Imersão - termo derivado do latim immersione; s.f., ato ou efeito de imergir; mergulho.
Virtual - Algo que é apenas potencial ainda não realizado (a definição histórica). Virtual referir-se-ia a uma categoria tão verdadeira como a real. O virtual não seria oposto ao real. O virtual pode ser oposto ao atual, porque o virtual carrega uma potência de ser, enquanto o atual já é (ser.
Imersão Virtual é um termo que surgiu recentemente e se refere ao modo em que às pessoas “mergulhão” nas plataformas criadas pelos computadores através de sons e imagens que os próprios computadores proporcionam. Imersão virtual também pode ser encontratada em televisão e filmes, por exxemplo, onde os autores e atores proporcionam situação climáticas que fazem com que as pessoas mergulhem naquela realidade. Os jogos de computadores antes eram tidos como inocentes e usados como forma de diversão para as crianças e hoje a forma como eles permitem que seus jogadores “usem seus games como plataformas de imersão em mundos idealizados” têm causado muitas discussões.
Um artigo excrito no site Universia (http://www.universia.com.br/html/materia/materia_bhaa.html) diz que outros tipos de mídia como os citados acima, realmente possibilitam ao usuário uma forma de imersão e é nos jogos de computador que essa discussão está concentrada pelo fato de haver a interatividade com quem está jogando, os famosos jogos de RPG, são os que mais utilizam disso, pois procuram que seus jogadores façam realmente parte "virtualmente" do mundo em que vivem no jogo. E mais, o que diferencia uma imersão que um game ou um filme, por exemplo, é que os games trazem o jogador para dentro deles e o próprio jogador é quem controla o jogo, e dependendo das inúmeras decisões que ele pode tomar o jogo pode acabar de maneiras diferentes, já um telespectador tem uma “postura passiva”, permite que ele entre na história mas ela não terá um final diferente do que o roteirista escreveu.
Imersão Virtual é algo recente que vem ganhando, a cada dia mais forças e se tornando mais conhecido pois o grande universo das rdes digitais procuram cada vez mais exatamente o que a imersão proporciona, a interatividade com o usuário e que ele mergulhe na realidade que eles criam para a cada dia deixar de usar coisas reais e ficar só em casa vivendo em um mundo virtual na frente do seu computador.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Imersão_Virtual"

Um comentário:

Christian Resende disse...

Carol, gostaria de convidá-la a conhecer o meu blog Mente Aberta. Aguardo sua visita e grande beijo!